terça-feira, 22 de setembro de 2009

Deu tilt? deu estória.


Estes são alguns dos termos mais usados quando algum equipamento eletrônico para de funcionar quando não deve nos deixando bem putos.Dizem que o termo "BUG" foi criado por Thomas Edison quando um inseto causou problemas de leitura em seu fonógrafo em 1878.

Bugs em jogos antigos aconteciam por causa de sujeira, mal contato, e até mesmo aquelas gotículas de baba de quando a gente assoprava os cartuchos.É que resolvia, mas tinha gente que aprendeu a limpar com cotonete, por causa do pai que era tecnico em eletrônica..

Desde sua existência,jogos eletrônicos viveram em tudo quanto é mídia, cds ,dvds, e hoje temos a opção on line.Mas mesmo assim os bugs continuam na ativa devido a interferências de outras fontes, gerando conflito, falta de informação e as vezes muita diversão, ou seja, enquanto máquinas não forem perfeitas, os bugs continuarão a respirar..

Lembram das versões hack do Street Fighter 2 para fliperama? Modificadas por terceiros, sem a aprovação da Capcom, eram propositalmente bugadas afim de deixar o jogo mais emocionante. Você podia cobrir a tela de magias, dar shoryukens no ar, sair da tela ou mesmo atacar magias de fora dela, era bem engraçado mas ao mesmo tempo estranho, e apelão.
Um outro caso interessante sobre Street Fighter, é o famoso hadouken de fogo onde originalmente apenas se tratava de um bug. Mas como era uma idéia legal, acabou por entrar oficialmente no próximos jogos da franquia, transformando um simples bug num marco importantíssimo para a história dos bugs gamemaníacos, lembrado até hoje.
Interessante essa forma de pensar, valorizarem o bug a ponto de querer hackear o jogo, mudar uma experiência, tentar melhorá-lo, deixá-lo divertido.Tinha amigo meu que só conhecia o Street Fighter hackeado, então quando certo dia jogou o original, e ficou uma pergunta no ar, " ué cadê os poderes dos caras?".



Street Figther de rodoviária.

debug mode em Sonic 2.

encostado na parede, pressione para cima.Para que serve, nada.

Mas hack e bug são coisas diferentes. Até estão interligadas, mas manterei o foco em bugs e suas evocações.Em se tratando mais especificamente de jogos antigos passei por algumas experiências marcantes que chegavam a quebrar a lógica do game, e obviamente foram muito engraçadas, é a hora das estórias:

Teenage Mutant Ninja Turtles 3 - Manhattan Project -Nes:
Era uma vez um cartucho dos TMNT3 , piratinha, de cor amarela (daqueles que imitam o modelo dos game pra famicom), onde quando mal encaixado produzia defeitos nos gráficos como qualquer outro cartucho pirata. Um certo dia consegui deixar o jogo defeituoso, mas com estilo, onde as tartarugas ninjas ficaram todas quadradões mas os soldados foot ficaram especiais. Eles não atacavam mais bolas gigantes de ferro e sim outros soldados foots mortos, os que vinha com armas não atiravam balas e sim cabeças de soldados foot!.Foi demais aquilo!.Pena não ter mais nada pra registrar o acontecido além de minha memória fotográfica.
  
imagem meramente ilustrativa

Megaman X3 - Sega Saturn:
Essa nem eu entendi...Bom, lá estava naquela parte que temos que derrotar os 8 chefes novamente, então resolvi apelar contra o  Blast Hornet usando a arma especial pra derrotá-lo, e no final de sua vida, faltando alguns últimos tiros não é que ela simplesmente resolve ir embora saindo pela parte de cima da tela?!
POIS É, fiquei esperando ela descer e depois de uns segundos voltei pra tela de escolher os chefes, abelha fujona!!

Dahna - No emulador de Mega Drive:
Ainda bem que foi num emulador, eita joguinho difícil e mal programado, devia ser a 4ª fase e um inimigo resolve cometer suicídio ao me ver chegando perto, mas para a surpresa dele não é possível morrer no jogo ao não ser que seja tomando espadada, ele caiu por baixo da tela mas voltava por cima e ficou assim eternamente, não era possível matá-lo e eu não conseguia avançar, imaginem o desespero desse pobre inimigo caveira preso no colapso de códigos do tempo do jogo clamando por um resete!.

Haviam muitos outros games bugados como o primeiro Tenchu (Playstation/Sega Saturn) que deixavam a cabeça dos inimigos em cima do telhado sendo que morreram no chão, ficar preso num monte de pixel e claro, o debug mode.

Debug mode possibilitava muitas experiências engraçadas

Postarei alguns relatos de jogos bugados, de uma lista de discussão sobre games ao qual eu participava :

Mauro do "Ludoteca Berimbau" : Star Wars Force Unleashed e Tomb Raider legends
"Bem, eu estava jogando Star Wars Force Unleashed e vou te contar... eita joguinho zoado!!
O game até é bom... mas o que acontece de inimigo entrando na parede, elevador que sobe e acaba parando voltando instantaneamente pro mesmo andar, mortes por passar "entre" os polígonos do cenário.... puta merda!!
Esse game pra mim tá em segundo lugar de game mais bugado do X360. Em primeiro vem o Tomb Raider Legends, que no final do meu jogo simplesmente SUMIU uma plataforma essencial pra passar a fase...
Ainda bem que o jogo era tão bugado que eu usei outro bug pra passar pela fase... =p
Quando a plataforma está caíndo, ela cai somente para um lado e, nesse movimento, o outro lado fica mais alto - funcionando como uma gangorra: um desce e o outro levanta.
Normalmente, a Lara escorrega para o buraco no centro do cenário. Mas se você pular na parte alta no momento EXATO, dá para alcançar um corredor na lateral do cenário, que fica em volta do buracão!
Então eu fiz isso e, enquanto tudo desmoronava, passeava tranquilamente pelos corredores e escadarias que, na programação original, só serviam de enfeite.. =p"

Bruno Rodriguez : Uncharted
"... peguei um Bug quase no final do jogo... teve uma hora que a minha arma sumiu e ele ficava apontando sem arma na mão, o pior que a "arma invisivel" disparava e tudo mais XDDD"
GTA é outro jogo que reclamam muito sobre bugs, embora no final, não prejudicando o jogo fatalmente, todo mundo acaba se divertindo.



Hoje os problemas estão além de em jogos, nos videogames, em seus próprios softwares, como aconteceu com o X BOX 360 e sua 3RL, Playstation 3 com problemas no Blue Ray, ( embora parece que eram certos lotes, mas são defeitos, aconteceram), aliás, problemas no canhão do videogame é um problema comum devido a desgaste do próprio leitor de mídias, seja em videogames ou aparelhos de DVD ou de som.

Videogames antigos também tinham seus problemas, mas nada que de um jeito fácil os estragassem fatalmente, eram bem resistentes na verdade..Por serem de certa forma mais simples, as chances do videogame apresentar defeitos por causa de uso, aquecimento ou quedas eram quase zero. Os bugs se concentravam mais em jogos piratas, de vez em quando em originais. Mas ainda em se tratando de lembranças, uma "feature" comum era a lentidão causada por excesso de sprites na tela, isso sem querer acabava sendo um efeito muito legal e funcionava perfeitamente no caso de MegaMan X no Super Nintendo.

 
Depois do filme Matrix, sempre chamei esse defeito de "Efeito Matrix" por causa da lentidão repentina que acontecia em certas partes do jogo. Incrivelmente aquilo dava mais impacto quando certos objetos caiam ou explodiam, e em certas situações, lhe dava o tempo certo para pensar e desviar de tiros inimigos.Sempre pensei que aquilo fosse de propósito, era tudo tão natural, mas até o dia que joguei o mesmo jogo num videogame de 32 Bits e aquilo não existia!.E aí você para e pensa, "poxa lançaram o jogo mesmo assim, com defeito", talvez pelo mesmo motivo dos quais eu gostava desse "defeito", logo, mais uma vez temos o conhecido lema " se não pode vencê-los, junte-se a eles".

Bom, ainda viveremos com esses defeitos por muito tempo, ainda mais em meios eletrônicos.Com o homen sendo um ser errôneo, cheio de dúvidas, uma pilha de carne em volta de ossos, uma interrogação, obviamente que suas criaçôes mecânicas, assim como um mero semelhante, apresentarão erros.
Mas mesmo com os bugs ainda é possível jogar, e graças ao nosso senso de humor esses problemas acabam sendo no final, engraçados...



...pelo menos para alguns.



Bonus stage:

O que é Bug?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bug

os 10 piores bugs :
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=1104

Sobre Street fighter 2 hack edition:
http://forum.retrobits.com.br/viewtopic.php?f=25&t=2023
http://www.youtube.com/watch?v=2w7tAShhKJ0

Videos:
Coletâneas de Jogos bugados
http://xpock.com.br/os-mais-engracados-bugs-de-games

Alex kidd in Miracle World ...bugado!
http://www.youtube.com/watch?v=lwDPD6MAECE&feature=player_embedded

Super mario World :Bugs e curiosidades
http://www.youtube.com/watch?v=CaYvarJ1nz0&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=GHcPuIcS5co&feature=related

Bug muido doido no futebol do Super Nintendo
http://www.youtube.com/watch?v=HCaqqPGBq7A&NR=1

Bugs no Metroid de NES 8-Bits
http://www.youtube.com/watch?v=pnY4js8JhVg

Super Mario Bros -" Minus Level "
http://www.youtube.com/watch?v=fs6AZ-eXelo


3 comentários:

Rodrigo Mateos disse...

Post de ótima qualidade, concordo com tudo que foi dito, são erros classicos nos games, eu jogava esse street fighter bugado na locadora, era mto loko, hehe e conhecia do double dragon tb, o resto foi novidade, mto bom!!!
Duvisa

Anônimo disse...

Ótimo Post. E você certamente também conhece o "minus level" do Super Mario Bros. original, não?

E que tal os bugs de The Legend of Zelda: Ocarina of Time? O truque de usar o bumerangue pra pegar 100 skulltulas perto do castelo, o frame escondido do "Wind Temple" que aparece quando você toca "song of storms" em um lugar especifíco do Desert of Colossus...

É muito bug por aí. Mas eles também proporcionam momentos engraçados e curiosos.

diego disse...

esse efeito matrix realmente era comum em jogos que usavam muito do potencial do game, eu lembro do mortal kombat 3, tem uma forma de fazer isso com kabal, você da aquela corridinha mortal, depois manda a serra (3x pra trás e corrida) daí e só terminar com a sequencia comum dele.

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